(11) 9 9371-8437

Agende sua consulta

Voltar

Transtorno

Obsessivo

Compulsivo

 

O que é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

 

   De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV TR; Associação de Psiquiatria Americana, 2000), o TOC se caracteriza por obsessões e/ou compulsões recorrentes que prejudicam significativamente o funcionamento cotidiano.

   As obsessões são ideias, pensamentos, impulsos ou imagens considerados intrusivos e inadequados, e que geram ansiedade ou aflição intensa. Entre as obsessões mais comuns, destacam-se: pensar repetidas vezes sobre ter prejudicado os outros; sobre sujeira e contaminações; de morte de entes queridos; pensamento de ferir e agredir; de ordem e organização; religião; de mal acidental.

   As compulsões são comportamentos ou atos mentais repetitivos cujo objetivo é prevenir ou reduzir a ansiedade ou a aflição causada por obsessões ou por regras rígidas. Entre as compulsões comportamentais (explícitas) comuns destacam-se: de lavagem ou limpeza; verificações; ordem, arranjo, simetria, sequência e alinhamento; acumular, guardar, ou colecionar coisas inúteis.                   Entre as compulsões mentais (implícitas) comuns destacam-se: repetir palavras especiais ou frases, rezar, relembrar cenas ou imagens, contar ou repetir números, etc.

   É comum também os pacientes realizarem alguns comportamentos evitativos antecipatórios para prevenir sua ansiedade, como por exemplo: não usar banheiro público; evitar sentar em sofás de clínicas; não usar talheres de restaurantes; pegar notas velhas.

 O TOC pode apresentar sintomas obsessivos e compulsivos, sintomas predominantemente obsessivos ou sintomas predominantemente compulsivos. Ele também pode se apresentar “com insight pobre”, se na maior parte do tempo durante o episódio atual, o indivíduo não reconhece que as obsessões e compulsões são excessivas ou irracionais.

 

 

 

 

Luis Alberto Alves Pereira - CRP: 06/87177